top of page

Empresa do Ceará tem suas ações tokenizadas e comercializadas na Suíça



O Polo Multimodal Pecém, localizado no Ceará, foi tokenizado e disponibilizado em uma rodada privada de investimento.

De acordo com um comunicado compartilhado com o CriptoFácil, os tokens foram intitulados Polo Security Token (PST). Ele dá ao proprietário o direito de ser um acionista, adquirindo os direitos previstos no estatuto da empresa.


Os tokens estão sendo vendidos por meio de contratos inteligentes.


Lastreado em uma empresa


Segundo o comunicado, o PST é lastreado em um ativo real, qual seja uma empresa privada imobiliária.

A parceria firmada com uma empresa suíça garantiu que os tokens sejam vendidos em grandes bolsas de valores. Duas delas são a Sdx Swiss e a Gibraltar Stock Exchange – bolsa de valores de Gibraltar.

O Polo Multimodal Pecém, segundo o documento, foi projetado para abrigar empresas. Dentre elas estão centros de pesquisa e desenvolvimento, áreas para logística integrada e infraestruturas comerciais. Ademais, também é previsto um complexo de residências.


Sebastiano Di Ruocco, CEO do Polo, comentou sobre o desenvolvimento:

“O PST é o primeiro caso concreto de digitalização das ações de uma empresa imobiliária em blockchain, temos muito orgulho de fazer parte disso. E por meio de um processo de digitalização, conseguimos transformar 10 milhões de ações ordinárias em 10 milhões de Polo Security Token, tudo isso através do nosso parceiro na Suíça.”

Buscando a segurança da Suíça


Sobre a escolha da Suíça, confiabilidade e segurança jurídica foram os principais fatores. Um ordenamento legislativo que fomenta o crescimento em blockchain também impactou na escolha.

O uso do smart contract foi justificado por facilitar a negociação das ações nos mercados globais, gerando maior liquidez e menores custos de gestão.

É explicado ainda no comunicado que o PST é “rastreável”. O token conta com uma função que permite que, caso desviado, o token seja retornado à carteira de seu proprietário legítimo.

É afirmado ainda pela empresa que o PST gera um impacto social, não sendo “meramente especulativo”. Di Ruocco também falou sobre essa questão do valor:

“O valor do Polo Token é baseado no ativo imobiliário, já de propriedade da companhia, representado pelos terrenos estratégicos em que a Smart Chain City se desenvolverá. E a determinação do preço do token deriva, portanto, do valor do terreno de 20 milhões de m² dividido pelas 10 milhões de ações ordinárias da empresa.”

O Polo Multimodal Pecém está localizado no Ceará, em um “Porto Indústria” de grande relevância estratégica. O comunicado afirma que a área já cresceu 34% desde sua inauguração.

Por fim, o local é anexado à única zona franca para exportação do Brasil.

116 visualizações
bottom of page