REGIÃO DO PECÉM

Porto do Pecém.jpg

É uma região com infraestrutura consolidada que, em apenas 10 anos, recebeu 28,5 bilhões de reais de investimento e já conta com 27 empresas de 10 países diferentes, gerando mais de 60 mil empregos entre diretos e indiretos.

Plano de Fundo Painel de Logos.png

CSP - INDÚSTRIA ÂNCORA

Em 2016, foi inaugurado o moderno complexo siderúrgico CSP (uma joint venture entre as coreanas Dongkuk, Posco e a brasileira Vale do Rio Doce), que já opera em plena capacidade. Com um investimento de 5,6 bilhões de dólares (o que aumentou o PIB industrial do Ceará em 48%), exporta aço para o mundo inteiro. 

DJI_0102.JPG

CANAL DO PANAMÁ

Após a expansão do Canal do Panamá, o Porto do Pecém vem ganhando importância crescente no cenário logístico internacional. Com profundidade natural de 18 metros, está na lista dos portos do mundo capazes de receber navios de grande porte (pós-panamax). É por esse motivo que nos últimos anos essa região vem recebendo importantes investimentos estrangeiros.

NOVA ROTA COM A ÁSIA

Em 2018 foi inaugurada a nova rota marítima Maersk, ligando o porto de Singapura ao Pecém (único destino no Brasil), que representa uma economia significativa de dias de transporte em relação à rota tradicional que contorna a África.

Mapa P8 EXPANDIDO SITE.jpg

PARCERIA COM PORTO DE ROTERDÃ

Por fim, pode-se destacar a entrada da parceria com o Porto de Roterdã, o maior pólo portuário europeu, que administrará o Porto do Pecém e a área pública da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). 

Porto Rotterdam.jpg

CONTEXTO LOCAL E FACILITIES

  • Localização estratégica em proximidade dos principais mercados internacionais;

  • Grande potencial do mercado consumidor do nordeste brasileiro;

  • Moderna e eficiente infraestrutura terrestre e portuária a apenas 60km da capital Fortaleza;

  • Pacote de incentivos fiscais e benefícios entre os mais atrativos do Brasil.

MÃO DE OBRA

O Polo Multimodal Pecém é localizado em um região com alta densidade habitacional na região metropolitana de Fortaleza com cerca de 4 milhões de habitantes, e oferta abundante de mão de obra especializada e bom nível escolar.

FORMAÇÃO

O moderno Centro Técnico de Treinamento do Complexo Industrial do Porto do Pecém (IFCE Campus do Pecém) e as Universidades locais (Universidade Federal do Ceará - UFC, Universidade de Fortaleza - UNIFOR, etc.) suprem a necessidade de formação exigida pela indústria em todos os níveis.