O Polo Multimodal Pecem financia e patrocina em âmbito universitário ações permanentes para desenvolver o projeto de acordo com os mais modernos critérios “SMART”, explicitados nas três macroáreas (Building, Factory e City) e adequados aos padrões locais e às exigências de seus habitantes. 

Isso com o objetivo de gerar as condições para um processo virtuoso de melhora constante em termos de sustentabilidade, tecnologia e multimodalidade, que sempre têm sido os alicerces sobre os quais se firmou o projeto.

Parcerias com instituições, universitárias e não:

  • UNIPARMA (janeiro)

  • AECIPP (fevereiro)

  • Prof. Bergamasco (março)

  • UIR Maquetes (abril) 

  • IS.SMART (maio)

  • 2º ISCW (maio)

El gandi Youssef palestrando sobre UIR no Marrocos. 

MAIO DE 2018

2   Workshop Internacional:

Inovação no Mundo das Construções e Cidades Inteligentes - ISCW 2018.

O evento ocorreu na Universidade Federal do Ceará, UFC, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design - DAUD, na Av. da Universidade, 2890 - Campus do Benfica, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Abordou os seguintes tópicos centrais:

  • "Conceito de Cidade Inteligente - uma aplicação à Rabat e Fortaleza";

  • "Is.SMART - Centro Internacional de Pesquisa e Tecnologia em Materiais Inteligentes e Arquitetura Islâmica";

  • "Piso Tátil Fotoluminescente - Cimento Portland Luminescente".

o

Victor Ghia palestrando

sobre Smart City.

Imane Bennani palestrando sobre Arquitetura e Urbanismo no Marrocos. 

MAIO DE 2018

A formação do Grupo de Pesquisa IS.SMART é um desdobramento da realização do ISCW 2017, no Brasil.

Critérios de formação do Grupo de Pesquisa IS.SMART:

  • a presença de uma equipe formada por profissionais do Brasil, Itália e Marrocos;

  • a prévia experiência profissional e pessoal em diferentes países com arquitetura islâmica e do Oriente Medio;

  • e o profundo interesse na pesquisa e desenvolvimento (P&D) aplicada à tecnologia, arquitetura, urbanismo e design islâmicos.

ABRIL DE 2018

Parceria com a Université Internationale de Rabat (UIR) para estudo e aplicação da Smartização do Master Plan do Polo Multimodal Pecem.

Através do seu Centro Executivo Educacional, a UIR participa de parcerias bem-sucedidas no mundo sócioeconômico. Conta com parceiros conceituados, marroquinos e internacionais, para atuar como agente propulsor da mobilidade social, capacitação profissional, catalisador de geração de emprego e incubadora de boas práticas.

MARÇO DE 2018

O Polo Multimodal, em parceria com o professor Massimo Bergamasco (Diretor da Universidade Sant’Anna de Pisa e Diretor do Instituto de Robótica Percro), está desenvolvendo um pacote de soluções inovadoras no campo da logística aplicáveis à realidade do Polo, com destaque para:

  • Formação à distância através da realidade virtual aumentada;

  • Armazéns partilhados robóticos;

  • Vigilância através de custodiantes virtuais e I.A. para reconhecimento automático do cenário;

FEVEREIRO DE 2018

A equipe da Polo Multimodal Pecem visitou a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), como também a CSP e o IFCE Pecém, com palestras a respeito e reconhecimento do terreno da Polo Multimodal.

Logo ITE quadrada.jpg
Logo Universidade de Parma.jpg
Logo Polo Multimodal.png

JANEIRO DE 2018

O projeto do POLO MULTIMODAL PECEM faz parte, como estudo de caso, do doutorado da Uniparma de três anos em investigação em planejamento industrial, da qual a empresa ITE Ltd. está a financiar.

A empresa italiana ITE, também sediada em Casablanca (Marrocos), que atua no ramo de engenharia de instalações industriais e civis, é especializada na área de fontes renováveis, como energia geotérmica, fotovoltaica, solar térmica e eólica. 

O estudante do doutorado é o arquiteto Youssef El Ganadi, ex-professor da UIR de Rabat (Marrocos), enquanto o orientador é o arquiteto Walter Gaj Tripiano, ex-professor de Smart City e Smart Building da UIR de Rabat (Marrocos) e assessor especial do Polo Multimodal.

As atividades de estudo e pesquisa no estudo de caso do Pecém dizem respeito principalmente aos seguintes tópicos:

Youssef El Ganadi.

Walter Gaj Tripiano.

1.    Estudo e definição do conceito de cidade inteligente (forças e críticas). Comparação de ecossistemas inteligentes em escala nacional e internacional.

2.    Propostas de intervenção e aplicação dos elementos e métodos da cidade inteligente ao caso do Pólo Multimodal do Pecém.

3.    Propostas para a intervenção e aplicação dos elementos e metodologias dos edifícios que compõem a cidade inteligente ao caso do Pólo Multimodal do Pecém.

As atividades de estudo e pesquisa são monitoradas pela Escola de Arquitetura e patrocinadas pelas universidades de Parma (Itália) e Rabat (Marrocos) - Departamento de Arquitetura (UIR) através de cursos específicos e contando com o uso de laboratórios de pesquisa e análise presentes em algumas instalações.

Cada solução escolhida e utilizada no projeto é proposta e acordada com o departamento técnico do Polo Multimodal e profissionais de consultoria.

Publicações específicas serão produzidas para apoiar as diversas atividades, conforme ao lado.

POLO MULTIMODAL PECÉM INVESTIMENTOS S.A.

inscrita no CNPJ sob o nº 16.530.145/0001-34

R. Vicente Linhares, 521 - Sala 2013  

Aldeota, Fortaleza - CE, Brasil

CEP 60.135-270

© 2019 POLO MULTIMODAL PECÉM - Todos os direitos reservados

POLO SWISS DEVELOPMENT AG 

Company Reg: CHE-494.945.080

Zählerweg 3,6300 Zug, Switzerland