GESTÃO SOCIAL
Engajamento e relacionamento com as partes interessadas – parcerias com Universidades Nacionais e Internacionais, realização de eventos (road show, palestras, feiras) com público diversificado (acadêmicos, investidores, governos, empresários). Incentivo ao desenvolvimento tecnológico, à pesquisa e à inovação.
Associativismo a entidades de classe, fomento a projetos de educação, capacitação, desenvolvimento local e tecnologia social.
GESTÃO AMBIENTAL
Cumprimento aos padrões de legislação ambiental, obtenção de licenças. Investimento em projetos de modelo construtivo baseado em processos e sistemas de ecoeficiência hídrica e energética, saúde e segurança, gestão de resíduos, fluxo urbanístico – mobilidade urbana e controle de emissões de gases de efeito estufa.
GESTÃO ECONÔMICA
Criação e gestão do Token PoloCoin que visa facilitar as trocas de bens e serviços dentro do Polo Multimodal, possibilitando maior segurança das transações comerciais entre as empresas instaladas e a cadeia de supply chain.
Investimento em tecnologia e financiamento de estudos para o aperfeiçoamento dos padrões Smart Concept e promoção ao desenvolvimento sustentável local e global.

PACTO INTERNACIONAL
A estratégia de sustentabilidade do Polo Multimodal Pecém está em sinergia com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 objetivos e metas a serem atingidos até 2030.
Em novembro de 2017, o Polo Multimodal formaliza adesão ao Pacto, com o objetivo de contribuir para a implementação dos ODS e cooperar coletivamente com parceiros e outros públicos interessados.
VANTAGENS PARA AS EMPRESAS:
-
Eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente adequados nos padrões e consumo de gestão energética e hídrica - redução de tarifas.
-
Modernização tecnológica e inovação que elevam os níveis de produtividade das economias e de valor agregado.
-
Gerenciamento de resíduos por meio de sistemas de prevenção, redução, reciclagem e reuso.
-
Infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoio ao desenvolvimento econômico.
-
Padrões de qualidade, saúde e segurança.
-
Finanças com crédito acessível e integração em cadeias de valor e mercados.
-
Aliança em programas e monitoria de indicadores socioambientais para atividades produtivas, geração de emprego, empreendedorismo, criatividade e inovação.
-
Incentivo ao crescimento de empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros.
-
P&D para a melhoria da capacidade tecnológica de diversos setores da indústria e comércio.
-
Modelos construtivos para obtenção de certificações em greenbuilding.
-
Planejamento de fluxo de cargas e deslocamentos, controle de emissões de GEEs.
-
Parcerias para capacitação profissional, empregabilidade, retenção de talentos e redução de turnover.
-
Disponibilidade de ferramentas chave para o alcance de padrões mais sustentáveis de produção e consumo.
-
Compliance.