PD & INOVAÇÃO

Pesquisa e Desenvolvimento:

Parceria com Universidades / Patrocínio de Intercâmbios Culturais / Financiamento de Doutorados

O Polo Multimodal Pecem financia e patrocina em âmbito universitário ações permanentes para desenvolver o projeto de acordo com os mais modernos critérios “SMART”, explicitados nas três macroáreas (Building, Factory e City) e adequados aos padrões locais e às exigências de seus habitantes. 

Isso com o objetivo de gerar as condições para um processo virtuoso de melhora constante em termos de sustentabilidade, tecnologia e multimodalidade, que sempre têm sido os alicerces sobre os quais se firmou o projeto.

Parcerias com instituições, universitárias e não:

  • UNIPARMA (janeiro)

  • AECIPP (fevereiro)

  • Prof. Bergamasco (março)

  • UIR Maquetes (abril) 

  • IS.SMART (maio)

  • 2º ISCW (maio)

ISCW

El gandi Youssef palestrando sobre UIR no Marrocos. 

MAIO DE 2018

2º   Workshop Internacional:

Inovação no Mundo das Construções e Cidades Inteligentes - ISCW 2018.

O evento ocorreu na Universidade Federal do Ceará, UFC, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design - DAUD, na Av. da Universidade, 2890 - Campus do Benfica, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Abordou os seguintes tópicos centrais:

  • "Conceito de Cidade Inteligente - uma aplicação à Rabat e Fortaleza";

  • "Is.SMART - Centro Internacional de Pesquisa e Tecnologia em Materiais Inteligentes e Arquitetura Islâmica";

  • "Piso Tátil Fotoluminescente - Cimento Portland Luminescente".

Victor Ghia palestrando

sobre Smart City.

Imane Bennani palestrando sobre Arquitetura e Urbanismo no Marrocos. 

IS.SMART

MAIO DE 2018

A formação do Grupo de Pesquisa IS.SMART é um desdobramento da realização do ISCW 2017, no Brasil.

Critérios de formação do Grupo de Pesquisa IS.SMART:

  • a presença de uma equipe formada por profissionais do Brasil, Itália e Marrocos;

  • a prévia experiência profissional e pessoal em diferentes países com arquitetura islâmica e do Oriente Medio;

  • e o profundo interesse na pesquisa e desenvolvimento (P&D) aplicada à tecnologia, arquitetura, urbanismo e design islâmicos.

SMART CONCEPT

O Polo Multimodal Pecém financia e patrocina em âmbito universitário ações permanentes para desenvolver o projeto de acordo com os mais modernos critérios “SMART”, explicitados nas três macro áreas (Building, Factory e City) e adequados aos padrões locais e às exigências de seus habitantes.

As atividades de estudo e pesquisa são monitoradas pela Escola de Arquitetura e patrocinadas pelas universidades de Parma (Itália) e Rabat (Marrocos) - Departamento de Arquitetura (UIR) através de cursos específicos e contando com o uso de laboratórios de pesquisa e análise presentes em algumas instalações.

Em setembro de 2020, o professor Walter Gaj Tripiano publicou um livro sobre o estudo de caso do Polo Multimodal: "Projetando a cidade inteligente: Um estudo de caso sobre o Polo Multimodal Pecém - Ceará (Brasil)". O Livro encontra-se disponível em mídia digital na Amazon, traduzido para 4 idiomas (italiano, inglês, português e francês).

Smart Mobility

O Polo Multimodal Pecém foi projetado utilizando o conceito de mobilidade inteligente, realizado tanto através de investimentos estruturais quanto por meio de iniciativas de baixo custo, que atuam na inovação social e na conscientização dos usuários/habitantes.

  • Projeto da malha viária diferenciada de acordo com as finalidades de uso das áreas e do tipo de transporte utilizado;

 

  • Versatilidade da malha viária para futuras transformações, características de uma Smart City dinâmica e inovadora;

 

  • Realização de “park and ride”, áreas projetadas para aumentar a utilização de meios de transporte mais sustentáveis, diminuindo os níveis de ruído nas áreas de armazenamento/produção. 

​​

Isto foi possível, dentro do Polo, graças ao uso de veículos elétricos com direção autônoma, que transportam mercadorias e materiais entre os pátios integrados, onde estão estacionados os veículos pesados tradicionais sobre rodas e vagões ferroviários da rede Transnordestina. 

 

  • Disponibilidade de áreas privativas para pedestres e tráfego limitado para veículos específicos;

 

  • Preferência por estacionamentos automáticos, combinados com sistemas de geração de energia elétrica autônoma.

Smart Environment

40% da área útil do Polo Multimodal Pecém (4.7 milhões de m²) é destinada à implementação de parques e áreas verdes.

O Polo Multimodal Pecém desenvolveu soluções "green", definindo sistemas inteligentes de gestão elétrica dos seus espaços, e construindo centrais fotovoltaicas/eólicas de menor escala, ligadas à rede principal de distribuição de energia com sensores de economia de energia.

Os edifícios são inteligentes e utilizam novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) para transmitir e armazenar dados sobre o seu uso e estado, de forma a adaptar o seu consumo de energia.  

 

No projeto arquitetônico dos edifícios, a vegetação é utilizada como parte integrante para o controle térmico das fachadas e telhados planos, trazendo vantagens consideráveis.

Sistema de coleta e reaproveitamento de resíduos: o projeto estabeleceu como um dos objetivos, reduzir a produção e a nocividade dos resíduos dentro do Polo, e valorizá-los para fins de reciclagem (obtenção de materiais reutilizáveis ou energia com aproveitamento a partir de 95% dos resíduos utilizados).

 

O sistema de coleta de resíduos escolhido para o projeto é do tipo pneumático (Automated Vacuum Waste Collection System): os diversos coletores localizados na área e diferenciados por tipo de resíduo (vidro, papel, metal, plástico, etc.) são conectados no subsolo por tubos que "aspiram" o material e o transportam diretamente para o centro de coleta e tratamento. 

 

Para os resíduos orgânicos domésticos, há um serviço de coleta seletiva através de veículos elétricos de pequeno porte que transportam os resíduos até as áreas de transformação e produção de material fertilizante seco (compostagem de qualidade), para uso como adubo orgânico. 

Racionalização da iluminação pública e privada: denominado "Smart Light Ring", o projeto específico para o Polo Multimodal Pecém implementa um sistema de sensores inteligentes que permite modular automaticamente a iluminação pública de acordo com a intensidade do tráfego, resultando em uma economia de até 60%. 

 

Para reduzir o desperdício de água tanto na área doméstica quanto na área de produção, está previsto o tratamento e reaproveitamento de águas cinzas e negras, com sistemas de biofiltros aerados submersos, o armazenamento e uso de água meteórica e o uso de sistemas de irrigação controlados para áreas verdes e áreas agrícolas, tais como "hortas urbanas" e "cultivos em hidroponia".

 

Promoção, proteção e gerenciamento do verde urbano: a fim de promover, proteger e gerenciar eficientemente o "pulmão" do Polo Multimodal Pecém, o projeto prevê o uso de flora nativa resistente ao clima da região, selecionando espécies que necessitam de menos água. O sistema de irrigação é parte integrante da "smart grid", pois utiliza águas residuais e é controlado automaticamente por um sistema de sensores conectados à unidade central (rede neural). 

 

Algumas áreas, como as residenciais, estão equipadas com tecnologia hidropônica, que combina de forma sinérgica e orgânica o cultivo de hortaliças e plantas com a piscicultura. O sistema biológico "hidroponia", que envolve o cultivo de vegetais e a criação de peixes utilizando o mesmo produto alimentar no mesmo ciclo de vida, visa tornar eficientes os processos de produção agrícola e pesqueira. 

 

A sinergia agricultura-piscicultura prevista pelo projeto, pode ser a base para uma economia local independente, ideal na área da "Smart Blockchain" (uso mínimo de matéria-prima e capital reduzido a ser investido). 

Smart Living

O Polo Multimodal Pecém está desenvolvendo alguns aplicativos específicos, projetados para melhorar e aprimorar o uso e a valorização dos recursos locais. Além disso, estes aplicativos oferecem aos usuários a possibilidade de acessar os serviços do Polo, tais como: transporte inteligente, compartilhamento de dados, atividades esportivas, eventos, "sharing citizens service", o “purchases and deliveries”, atividades para cidadãos e empresas, notícias etc., de forma rápida e direta; 

O projeto prevê a aplicação de algoritmos de inteligência artificial às câmeras localizadas no território, para que um alerta seja enviado automaticamente ao centro de operações de segurança local quando situações anômalas ou acidentes forem detectados. 

 

O sistema é completado por "totens" específicos, localizados também nas áreas verdes, que permitem chamadas de emergência e comunicação com o pessoal de segurança. 

Smart People

No Polo Multimodal Pecém, está disponível para os usuários um manual operacional que ilustra ferramentas específicas, como pesquisa, coleta de manifestações, sugestões e reclamações, petições e abaixo-assinados.

 

Através da Polo Digital Platform, será criada uma plataforma de crowdfunding para aprimorar a colaboração entre a administração, o cidadão e as empresas, visando a identificação de recursos e o financiamento dos projetos sociais selecionados.

 

Fundo de Desenvolvimento Social (FDSP): 3% da receita da Polo Coin será destinada ao financiamento de projetos de relevante interesse social, ambiental, cultural e científico, por meio de iniciativa própria do PMP ou em parceria com instituições públicas e/ou privadas.

Polo Coin Agindo com Fundo.png

UIR MAQUETES

ABRIL DE 2018

Parceria com a Université Internationale de Rabat (UIR) para estudo e aplicação da Smartização do Master Plan do Polo Multimodal Pecem.

Através do seu Centro Executivo Educacional, a UIR participa de parcerias bem-sucedidas no mundo sócioeconômico. Conta com parceiros conceituados, marroquinos e internacionais, para atuar como agente propulsor da mobilidade social, capacitação profissional, catalisador de geração de emprego e incubadora de boas práticas.

PROF. BERGAMASCO

MARÇO DE 2018

O Polo Multimodal, em parceria com o professor Massimo Bergamasco (Diretor da Universidade Sant’Anna de Pisa e Diretor do Instituto de Robótica Percro), está desenvolvendo um pacote de soluções inovadoras no campo da logística aplicáveis à realidade do Polo, com destaque para:

  • Formação à distância através da realidade virtual aumentada;

  • Armazéns partilhados robóticos;

  • Vigilância através de custodiantes virtuais e I.A. para reconhecimento automático do cenário;

AECIPP

FEVEREIRO DE 2018

A equipe da Polo Multimodal Pecem visitou a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), como também a CSP e o IFCE Pecém, com palestras a respeito e reconhecimento do terreno da Polo Multimodal.

UNIPARMA

Logo ITE quadrada.jpg
Logo Universidade de Parma.jpg
Logo Polo Multimodal.png

JANEIRO DE 2018

O projeto do POLO MULTIMODAL PECEM faz parte, como estudo de caso, do doutorado da Uniparma de três anos em investigação em planejamento industrial, da qual a empresa ITE Ltd. está a financiar.

A empresa italiana ITE, também sediada em Casablanca (Marrocos), que atua no ramo de engenharia de instalações industriais e civis, é especializada na área de fontes renováveis, como energia geotérmica, fotovoltaica, solar térmica e eólica. 

O estudante do doutorado é o arquiteto Youssef El Ganadi, ex-professor da UIR de Rabat (Marrocos), enquanto o orientador é o arquiteto Walter Gaj Tripiano, ex-professor de Smart City e Smart Building da UIR de Rabat (Marrocos) e assessor especial do Polo Multimodal.

As atividades de estudo e pesquisa no estudo de caso do Pecém dizem respeito principalmente aos seguintes tópicos:

Youssef El Ganadi.

Walter Gaj Tripiano.

1.    Estudo e definição do conceito de cidade inteligente (forças e críticas). Comparação de ecossistemas inteligentes em escala nacional e internacional.

2.    Propostas de intervenção e aplicação dos elementos e métodos da cidade inteligente ao caso do Pólo Multimodal do Pecém.

3.    Propostas para a intervenção e aplicação dos elementos e metodologias dos edifícios que compõem a cidade inteligente ao caso do Pólo Multimodal do Pecém.

As atividades de estudo e pesquisa são monitoradas pela Escola de Arquitetura e patrocinadas pelas universidades de Parma (Itália) e Rabat (Marrocos) - Departamento de Arquitetura (UIR) através de cursos específicos e contando com o uso de laboratórios de pesquisa e análise presentes em algumas instalações.

Cada solução escolhida e utilizada no projeto é proposta e acordada com o departamento técnico do Polo Multimodal e profissionais de consultoria.

Publicações específicas serão produzidas para apoiar as diversas atividades, conforme ao lado.