top of page

ROTTERDAM PRONTA PARA TRABALHAR COM PECÉM


A Autoridade Portuária de Rotterdam recebeu a autorização do Ministério da Fazenda da Holanda e do Prefeitura de Rotterdam para trabalhar com o Porto de Pecém, no Brasil.


A Autoridade deterá 30% das ações do porto brasileiro (foto do Porto do Pecém) Foto: Porto de Rotterdam

Segundo o Porto de Rotterdam o investimento será de cerca de 75 milhões de euros. A expectativa é que o acordo seja assinado ainda neste mês e os meses a seguir servirão para finalizar os detalhes.


A Autoridade Portuária deterá 30% das ações do porto brasileiro, além de ter controle conjunto de decisões e assentos estratégicos no Conselho Executivo, no Conselho Fiscal e nos níveis gerenciais.


Allard Castelein, diretor-executivo, disse que sua empresa trabalha como consultora há vários anos e que o investimento “intensificará ainda mais a parceria” entre as duas partes.


Estaremos trabalhando com o estado do Ceará para garantir que Pecém se torne o futuro centro logístico e comercial do nordeste do Brasil”, disse ele.


Segundo um comunicado, o porto brasileiro tem “a possibilidade e a ambição” de se transformar em um polo industrial e logístico para essa região - algo que oferecerá muitas oportunidades para fluxos de comércio e investimentos da Europa.


O Porto do Pecém protagonizou uma expansão média anual de 22% na última década. Com o crescimento econômico interno e externo e o consequente aumento de demanda do mercado, a projeção é de que chegue a 45 milhões de toneladas até 2030.


Além disso, o Porto de Rotterdam afirmou que a maior parte da infraestrutura necessária - como quebra-mares e ancoradouros - já está disponível nas instalações, tornando-a “uma realidade atraente”.


A Autoridade Portuária também está envolvida com o Porto Central, um porto inteiramente novo ainda em construção no estado brasileiro do Espírito Santo.




Link of the Online News in: http://www.portstrategy.com/news101/world/south-america/rotterdam-ready-to-work-with-pecem


9 visualizações
bottom of page