top of page

Professor da Itália vem à Fortaleza para palestra sobre Inteligência Artificial e Robótica

Atualizado: 22 de nov. de 2018

Massimo Bergamasco, diretor da Faculdade Sant’Anna de Pisa, estará na Unifor no dia 26 de fevereiro, para palestra gratuita.


O professor Massimo Bergamasco é diretor do Laboratório de Robótica Sensorial, tendo escrito centenas de artigos científicos no tema (Foto: Reprodução/Youtube).

Diretor da Faculdade Sant’Anna de Pisa, na Itália, e diretor do Laboratório de Robótica Sensorial (Perceptual Robotics Laboratory – PERCRO), Massimo Bergamasco estará na Universidade de Fortaleza no próximo dia 26 de fevereiro para ministrar a palestra "Inteligência Artificial e Robótica: aplicações em ambientes virtuais".


Promovido pela Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor (DPDI), em parceria com empresa Polo Multimodal Pecém, integrante da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o evento apresentará técnicas inovadoras de realidade aumentada e interação das pessoas com robôs em ambientes virtuais.


Em sua palestra, o professor Bergamasco também dará exemplos da aplicação de exoesqueletos robóticos e de como a robótica pode servir com uma extensão do corpo humano em áreas diversas como saúde e manufatura.


O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo site da Unifor: www.unifor.br/web/pesquisa-inovacao.


Sócio italiano da Polo MultiModal Pecém, Sebastiano Di Ruocco reforça a importância de debater sobre inteligência artificial. “Os filmes de ficção científica nos fizeram acreditar que a inteligência artificial estava distante e quando se tornasse realidade iria tomar o nosso lugar, com robôs de forma humana dotados de uma inteligência que jamais poderemos alcançar. Mas esta tecnologia está cada dia mais presente em nosso dia a dia, nos apoiando e mostrando que homem e máquina não precisam divergir”, afirma ele.


O professor Vasco Furtado, diretor da DPDI, pontua que o evento faz parte das iniciativas do Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor). “A interação das empresas com a academia em um ambiente como o TEC Unifor proporciona experiências que aproximam as descobertas científicas da realidade empresarial”.


Saiba mais sobre o Polo Multimodal Pecém


Maior projeto de multimodal da América Latina, a ser implantado em uma área de 29.000.000m2 em São Gonçalo do Amarante, idealizado para abrigar empresas nacionais e internacionais de diversos setores e portes, o Polo Multimodal Pecém foi projetado para integrar os principais modais a um parque industrial alimentado por energia renovável, com conexão de fibra óptica e com base nos padrões de certificação e construção sustentável.


Saiba mais sobre a DPDI


O setor de Inovação da Unifor é coordenado pela DPDI (Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) e se dá de diversas maneiras, que vão desde ao incentivo para que professores e alunos possam criar startups até a colaboração com empresas para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Para tal, a Unifor possui em seu campus espaços de inovação, entre os quais se destacam o Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (TEC Unifor) e a incubadora de empresas (Edetec).


Serviço


Palestra "Inteligência Artificial e Robótica: aplicações em ambientes virtuais"

Data: 26/02/18 (segunda-feira)

Horário: 18h

Local: Teatro Celina Queiroz

Evento gratuito e aberto ao público.

Inscrições no site da Unifor: https://www.unifor.br/web/pesquisa-inovacao




Link da Matéria Online:

https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/unifor/ensinando-e-aprendendo/noticia/professor-da-italia-vem-a-fortaleza-para-palestra-sobre-inteligencia-artificial-e-robotica.ghtml



16 visualizações
bottom of page