top of page

Ceará | Energia Eólica Offshore e Hidrogênio Verde para o Brasil



Após um interesse significativo nos setores emergentes de energia eólica offshore brasileira e hidrogênio compartilharem oportunidades e desafio da geração de energia eólica offshore. Achei que a comunidade poderia receber uma atualização.


Tive o prazer de me envolver com a atualização do setor com potencial de arregalar os olhos sendo reiterado. A ScotWInd do Reino Unido anunciada em janeiro, por exemplo, oferecia opções de leasing eólico flutuante de 15 GW, enquanto a oportunidade para o Brasil chega, segundo o banco mundial, em notáveis ​​748 GW.


Enquanto isso, a ScotWind foi descrita de forma memorável por um stakeholder sênior como 'três anos de atraso... seguido de um grande despejo'.


É claro que a Escócia oferece uma série de vantagens tangíveis. Edimburgo tem experiência em consentir e, mais importante, a realidade da construção e também dados inestimáveis ​​de locais operacionais, incluindo Hywind e Kincardine - este último a causa de uma série de lições aprendidas com muito esforço e no Reino Unido temos desenvolvimentos interessantes em Pembrokeshire.



O Ceará é um dos 27 estados do Brasil, localizado na costa atlântica. É também um dos principais destinos turísticos do Brasil. A capital do estado é Fortaleza, a quarta cidade mais populosa do país.

Há muito se sabe que o recurso eólico é favorável e os recentes avanços no hidrogênio significam que o Brasil e o Ceará estão bem posicionados para desenvolver uma economia de hidrogênio verde.



O estado está empenhado em promover as melhores práticas e tem seu próprio ‘selo’ estadual para garantir que os desenvolvedores usem as melhores práticas iniciadas com público e painéis dando uma versão empolgante do hino nacional, algo que ainda não encontrei no circuito mais tranquilo do Reino Unido.


Os discursos introdutórios, delinearam uma oportunidade geracional para o estado e a frase memorável: 'a melhor forma de pensar o futuro é criá-lo'.

Charley Rattan


Substituir o petróleo é difícil, mas a natureza é favorável ao Ceará, mas precisa de vontade e esforço agora. Corpos alemães e Porto de Roterdã já estão no terreno verdebrasil então nosso próprio DIT precisa se mover rapidamente. O evento de Londres trouxe a cidade junto e sabemos como eles se prepararam para o desafio.





Alguns, inclusive, Joaquim Leite – Ministro de Estado do Meio Ambiente elogiaram o presidente brasileiro, algo que não estamos especialmente acostumados a ouvir no Reino Unido.


Ressaltou-se que o setor privado será o mecanismo para fazer acontecer a transição e novas indústrias para energia no nordeste do Brasil. O Porto do Pecém, em parceria novamente com Rotterdam, está especialmente bem posicionado para liderar a carga e outros estados brasileiros estão seguindo o exemplo de Ciara e espera ser uma das regiões mais ricas do mundo graças ao hidrogênio verde.


A capital do estado, Fortaleza, está ajudando no importante escoamento, com foco no transporte público.


O porto Pecém liderará a frente:



O Banco Mundial e a McKinsey acrescentaram seus pensamentos, incluindo os desafios geopolíticos trazidos pela invasão da Ucrânia. Os empresários estão na fila com cerca de 90 MOUs já assinados.


Os organizadores ficaram surpresos com a escala de interesse na conferência, uma indicação do impulso setorial global. As considerações de conteúdo local significam que a fabricação de baixo carbono pode garantir que os locais se beneficiem da prosperidade que pode estar por vir.



A grande escala de interesse na conferência, é uma indicação do ímpeto setorial.


Estou engajado com o Ceará e o Brasil - então por que não se juntar a mim e aos principais stakeholders: Hydrogen Brazil


19 visualizações
bottom of page