Autoridade do Porto de Roterdã assina acordo de investimento para participação no Porto de Pecém

No dia 24 de outubro, Allard Castelein, CEO da Autoridade do Porto de Roterdã, e Camilo Santana, governador do estado do Ceará, assinaram um acordo de investimento relativo à participação da Autoridade do Porto de Roterdã no desenvolvimento do porto de Pecém. O acordo estabelece como a Autoridade do Porto de Roterdã investirá cerca de 75 milhões de euros no complexo portuário-industrial de Pecém, constituindo 30% das ações deste empreendimento. Além disso, a Autoridade do Porto de Roterdã ganhará uma palavra conjunta nas decisões estratégicas e de investimento, além de representação no Conselho Executivo, no Conselho de Supervisão e na administração do porto brasileiro.


Allard Castelein, CEO da Autoridade do Porto de Roterdã, e Camilo Santana, Governador do estado brasileiro do Ceará, assinam um acordo de investimento com relação à participação da Autoridade do Porto de Roterdã no desenvolvimento do porto de Pecém.

Os sócios esperam concluir o acordo definitivo de participação antes do final de 2018. CEO da Autoridade do Porto de Roterdã, Allard Castelein: “Nossa participação no porto de Pecém é uma grande oportunidade. Este porto tem um claro potencial de crescimento e sua situação estratégica lhe dá uma posição forte para se desenvolver no centro industrial e logístico mais importante do Nordeste do Brasil. Isso, por sua vez, criará novas oportunidades para fluxos de comércio internacional e investimentos da Europa."



Pecém como um hub para o nordeste do Brasil


Com um crescimento médio de 22% na última década, o Pecém está se desenvolvendo em ritmo acelerado. O complexo portuário-industrial de Pecém é o lar de inúmeras instalações industriais e de logística, incluindo um terminal de contêineres, usinas elétricas, uma usina siderúrgica e fabricantes de turbinas eólicas. Outra característica adicionando apelo ao Pecém é que uma grande parte da infraestrutura necessária para o complexo portuário-industrial (quebra-mares, ancoradouros, terra, etc.) já foi desenvolvida.



Recentemente, o estado do Ceará investiu em diversas parcerias internacionais com o objetivo de desenvolver ainda mais a região como um centro de conexões internacionais para o Nordeste do Brasil. Por exemplo, a empresa alemã Fraport opera o aeroporto de Fortaleza e, em maio de 2018, a companhia aérea Air France / KLM estabeleceu uma conexão com esse aeroporto em parceria com a GOL. Além disso, o estado está instalando cabos de dados subaquáticos para telecomunicações que conectam o Nordeste do Brasil com a África e os EUA. A nova parceria com a Autoridade do Porto de Roterdã permite que o Pecém se transforme no principal hub marítimo do Nordeste do Brasil.



Autoridade do Porto de Roterdão como parceiro estratégico


Camilo Santana, Governador do estado brasileiro do Ceará, está satisfeito: “Estamos celebrando a parceria entre o Governo do Ceará e o Porto de Roterdã, o maior porto da Europa e um dos maiores portos do mundo. Estou absolutamente convencido de que o povo cearense se beneficiará mais dessa parceria, com mais oportunidades de emprego e renda ”.




Link do Artigo On-line: https://www.portofrotterdam.com/en/news-and-press-releases/port-of-rotterdam-authority-signs-investment-agreement-for-participation-in

0 visualização

POLO MULTIMODAL PECÉM INVESTIMENTOS S.A.

inscrita no CNPJ sob o nº 16.530.145/0001-34

R. Vicente Linhares, 521 - Sala 2013  

Aldeota, Fortaleza - CE, Brasil

CEP 60.135-270

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 POLO MULTIMODAL PECÉM - Todos os direitos reservados

POLO SWISS DEVELOPMENT AG 

Company Reg: CHE-494.945.080

Zählerweg 3,6300 Zug, Switzerland