top of page

Aeroporto de Fortaleza tem potencial para ser o maior hub do País

Atualizado: 22 de nov. de 2018

por Cristina Fontenele


O aeroporto de Fortaleza pode se tornar o maior hub do Brasil, segundo avaliação da consultoria holandesa To70, especializada em aviação. A localização estratégica do Estado, facilitando conexões com Europa, Caribe e América do Norte, é um dos principais fatores para o sucesso do centro de conexões, que tem no grupo Air France-KLM, em parceria com a Gol, a força das operações.


O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), César Ribeiro, observa a importância de consultoria especializada publicar matéria sobre o hub. “Reconhece o potencial do aeroporto, colocando o Ceará como grande centro de conexões aéreas do mundo. Deixa a gente feliz não só pelo aumento no fluxo de turistas, como pelas opções na economia com essas oportunidades”.


Sobre um possível hub da Latam para o aeroporto de Fortaleza, o secretário informa que não há expectativa em curto prazo. A companhia já teria se posicionado a respeito, comunicando que o projeto está suspenso. Em relação às obras de ampliação do terminal pela Fraport, César relata que, embora seja uma situação que não envolve Estado e Prefeitura, ambos estão colocando todas as condições possíveis e favoráveis para ter o projeto “em boa ordem”.


Na avaliação do professor de Economia e Planejamento do Transporte Aéreo, Adalberto Febeliano, o grande potencial do hub de Fortaleza é se tornar um centro de conexões internacional, devido à vocação geográfica do Nordeste na proximidade com a Europa. “Olhando o mapa, é metade do caminho. Pode parar em Fortaleza, trocar de avião e fazer distribuição mais inteligente”.


Quanto a ser o maior hub do Brasil, Adalberto considera que no segmento de voos domésticos, os aeroportos de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro têm potenciais econômicos diferentes. Para Fortaleza ser o maior hub do País é preciso superar Galeão e Guarulhos.


Hoje, o maior centro de conexões do País é o de Guarulhos, que concentra dois terços dos voos do Brasil. “Já foi 75% dos voos internacionais do País, o que mostra que há dispersão. É um bom sinal, porque nessa tendência outros aeroportos estão começando a receber voos internacionais”, diz Carlos Grotta, professor de logística aeroportuária da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec).


Carlos pondera que falar em prognóstico de Fortaleza ser o maior hub do País, por enquanto, é apenas uma possibilidade. Para ser algo mais concreto necessita de mais previsibilidade.




Link da Matéria Online:

https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2018/03/aeroporto-de-fortaleza-tem-potencial-para-ser-o-maior-hub-do-pais.html


15 visualizações
bottom of page