top of page

Administradores do Porto de Rotterdam pretendem participar do Porto de Pecém


Como acionistas da Autoridade Portuária de Roterdam, o Município de Rotterdam e o Ministério da Fazenda da Holanda aprovaram a participação no Porto de Pecém, um porto em rápido crescimento no Nordeste do Brasil.



A participação envolve um investimento de cerca de 75 milhões de euros e, além de deter 30% das ações, a Autoridade do Porto de Rotterdam terá controle conjunto de decisões estratégicas e assentos na Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e a nível gerencial.


Espera-se que a Autoridade Portuária de Rotterdam e o Estado do Ceará assinem o acordo no próximo mês e os meses seguintes serão usados para finalizar alguns ajustes nesta parceria. Allard Castelein, CEO do Porto de Rotterdam está entusiasmado com a decisão: “Nossa participação no porto brasileiro de Pecém é promissora para todas as partes. Temos trabalhado no Pecém como consultores há vários anos e este investimento intensificará ainda mais a parceria. Trabalharemos conjuntamente com o estado do Ceará para garantir que o Pecém se torne o futuro centro logístico e comercial do Nordeste do Brasil”.


Oportunidades para a comunidade empresarial de Rotterdam e Empresas Holandesas.


Com sua presença marcante no cenário maritimo internacional a Autoridade Portuária de Rotterdam está criando valores socioeconômicos para as empresas holandesas e da região de Rotterdam-Rijnmond em particular. Esta atuação se dá oferecendo oportunidades para empresas holandesas no exterior, aprendendo com as "melhores práticas" internacionais, mantendo a reputação de seu setor marítimo em um alto nível e obtendo retornos financeiros de suas atividades internacionais. Sua função é múltipla: como consultor, fornecedor, gestor de porto e investidor.


Pecém como Polo para o Nordeste:


O Brasil tem muito potencial a oferecer, em parte devido à abundância de matérias-primas e em parte porque deve se tornar um mercado em crescimento nas próximas décadas. Além da participação no Pecém, a Autoridade Portuária de Rotterdam também está envolvida no Porto Central, um porto inteiramente novo ainda em construção no Estado do Espírito Santo.


Pecém é um porto em rápido crescimento. Sua produtividade total em 2017 foi de 16 milhões de toneladas, e o porto teve um crescimento médio anual de 22% nos últimos 10 anos. O crescimento econômico (nacional e internacional) e a demanda de mercado relacionada permitirão que o porto de Pecém continue a se desenvolver com o objetivo de atingir uma produtividade de cerca 45 milhões de toneladas até 2030. Além disso, Pecém é uma realidade atraente porque a maior parte da infraestrutura necessária (quebra-mares, ancoradouros, terra, etc.) já está disponível.


O Porto do Pecém tem a possibilidade e a ambição de se transformar em um polo industrial e logístico para o Nordeste do Brasil, oferecendo condições favoráveis à expansão dos fluxos comerciais internacionais e ao investimento da Europa.




Link da Matéria On-line: https://www.portofrotterdam.com/en/news-and-press-releases/port-of-rotterdam-authority-aims-to-participate-in-the-port-of-pecem


68 visualizações
bottom of page